Imprimir esta página
    Jornal de Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VIDA E CIDADANIA: OPERAÇÃO CATOPÊ ENTRA EM AÇÃO

Cultura, saúde, direitos humanos, trabalho, empreendedorismo, educação, meio ambiente, comunicação, tecnologia e produção. Estes são alguns temas que nortearão a atuação da Operação Catopê em 13 municípios do Norte de Minas. Tentáculo do Projeto Rondon na região, a arrancada universitária ocorreu na manhã da última segunda-feira (21/7), após uma emocionante solenidade do auditório da OAB, em Montes Claros. A caravana se deslocou para as 13 cidades levando na bagagem muita disposição e o lema “Lição de vida e cidadania”, carro-chefe do Projeto Rondon, que está completando 47 anos de ações em todos os lugares do Brasil. Até o próximo dia 3, os estudantes terão a oportunidade de ajudar e serem ajudados.

Na segunda-feira, a cerimônia de lançamento da Operação Catopê contou com a presença do coordenador-geral do Projeto Rondon, general de divisão Ivan Carlos Weber Rosas, que destacou a missão dos rondonistas. "Dentro de poucos instantes, vocês vão para o interior. Vão se deparar com dificuldades, mas vocês têm que fazer a diferença. E eu tenho certeza que vocês farão a diferença", disse o oficial do Exército Brasileiro. Na ocasião, o coordenador regional da Operação Catopê, Coronel Victório, explicou aos rondonistas os compromissos e o funcionamento do Projeto.

ITINERANTE: SAÚDE SEM LIMITES, SÁBADO NO PLANALTO RURAL

A comunidade de Planalto Rural receberá, no próximo sábado, dia 26, uma edição da Ação Saúde Sem Limites, iniciativa com a qual a Secretaria Municipal de Saúde busca diminuir a demanda reprimida por exames, consultas e pequenas cirurgias constatada naquela região pela equipe de Saúde da Família, que atende mais de 70 comunidades rurais.

A ação acontecerá das 8 horas ao meio-dia. Serão realizadas consultas pré-agendadas nas seguintes especialidades: angiologia, dermatologia, gastroenterologia, proctologia, ginecologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, reumatologia e alergologia. Também serão feitos exames de ultrassom e mamografia, pequenas cirurgias, testes de glicemia e aferição de pressão.

MELHOR IDADE: SENHORAS MERGULHAM NO CULTO À VIDA E MANDAM O MAU-HUMOR PARA ESCANTEIO

“Isto aqui é uma dádiva de Deus. E convido todos os amigos, todo mundo para vir”. Com estas palavras, a senhora Berkmans Guedes, que diz ter cinqüenta e tantos anos, resumiu o prazer que vem tendo em participar do programa “Saúde para Todos”, desenvolvido na praça da igreja do Bairro JK, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 9 horas. Promoção da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura, a iniciativa tem como objetivo tirar as pessoas da “melhor idade” de dentro de casa para praticar atividades físicas. Trata-se de uma forma de cuidar da saúde, arejar a cabeça, se divertir, colocar o papo em dia, fazer planos e jogar todos os problemas e neuras para escanteio.

Na última segunda-feira (21), com sorrisos estampados nos rostos, 32 senhoras de todas as cidades ignoravam as limitações e procuravam seguir à risca as orientações do professor Rodrigo Giovany Lima, que em cerca de três meses se tornou uma espécie de ídolo e guru das mulheres. Com o bom humor aflorado, as atividades são realizadas de forma cadenciada, como uma apresentação de balé, afinal a leveza dos movimentos dá grande contribuição ao corpo sem causar dor. Utilizando cabos de vassoura e garrafas pet cheias de areia como barras e pesos, as primeiras-damas dos lares fazem, “brincando”, diversos tipos de exercícios. Tudo tendo como pano de fundo a arborizada praça da Igreja de São Cristóvão, no JK.


 (*) Para ler as notícias completas, compre ou assine o JN Notícias.
      Últimas Notícias do CADERNO