ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 07/10/2017

Tim tim por tim tim – Rosângela Silveira

Tragédia

Uma tragédia sem precedentes! Assim pode-se definir o incêndio, na quinta-feira na creche Gente Inocente em Janaúba, provocado por um vigia do local e que matou várias crianças, uma professora e o próprio autor do sinistro. O fato teve repercussão internacional e não teve ninguém que não se sensibilizou com a tragédia. Ha que se destacar e aplaudir a rápida atuação de vizinhos e do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e SAMU no socorro às vítimas.

A atuação dos hospitais de Montes Claros, cedendo equipamentos, macas, equipe médica e atendimento às vítimas, foi também elogiável. Lamentável mesmo foi o rápido uso político com o fato, em ano pré-eleitoral.

Doações

A Prefeitura de Janaúba abriu, junto com o Ministério Público de Minas Gerais, uma conta bancária para ajudar as famílias das vítimas. A conta é no Banco do Brasil, Agência: 0935-0; CC: 600-9. SOS Creche Gente Inocente CNPJ: 15.462.027/0001-73. As doações em dinheiro devem ser feitas somente por meio dessa conta. Qualquer outro tipo de cobrança é golpe. As famílias das crianças internadas em Montes Claros foram acolhidas pelo Colégio Marista e na Casa do Miguel. Doações de itens de higiene de primeiras necessidades podem ser feitas lá. Muita gente já está ajudando.

ADCE

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa Montes Claros (ADCE) promove no dia 21 de outubro, na cidade, o 17º Encontro de Reflexão para Dirigentes de Empresas. O tema do encontro será: “Construindo Empresas com Valores”. Entre os palestrantes estão o Arcebispo coadjutor de Montes Claros, Dom João Justino, o presidente da ADCE Brasil, Sérgio Cavalieri, e o empresário Jarbas Pinheiro. Será no Hotel Dubai.

Ficha Limpa

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que validou esta semana a aplicação da Lei da Ficha Limpa para casos anteriores a 2010 pode provocar a cassação do mandato de centenas de vereadores, pelo menos 20 prefeitos, além de deputados estaduais e federais. Ainda não há um levantamento oficial da Justiça Eleitoral sobre a situação dos eleitos, mas os números foram citados pelo ministro do Supremo Ricardo Lewandowski durante o julgamento.

Ficha Limpa II

Diante da situação provocada pela decisão, o alcance do resultado do julgamento deve ser discutido pela Corte. O entendimento que prevaleceu é no sentido de que é no momento do registro de candidatura na Justiça Eleitoral que se verifica os critérios da elegibilidade do candidato. Dessa forma, quem foi condenado por abuso político e econômico, mesmo que anterior à lei, está inelegível por oito anos e não poderá participar das eleições do ano que vem.

Reforma

Mais de duzentos deputados tiveram que registrar publicamente seus votos favoráveis à criação do polêmico fundo público de financiamento de campanhas eleitorais, aprovado na quarta-feira. O fundo, estimado em 1,7 bilhão, será abastecido com verba da compensação fiscal dos recursos pagos às emissoras de rádio e de TV por propaganda partidária em ano eleitoral, multas aplicadas a partidos políticos pela Justiça Eleitoral; e por 30% do valor das emendas impositivas de bancadas.É aquele negócio: eles fazem campanha e nós é quem pagamos a contas.

Reforma II

Uma emenda inserida na votação da reforma política, acendeu a luz vermelha de empresas de tecnologia para a possibilidade de censura na internet durante as eleições. Porém, após a repercussão negativa, o deputado autor da emendadecidiu recuar e pedir ao presidente Michel Temer que vete esse trecho da reforma. Vamos aguardar.

 

LINHA ABERTA

. Lançado primeiramente em 1974, como o primeiro disco vinil de samba-rock do Brasil, o LP “Grito Selvagem”, de Téo Azevedo, acaba de ser relançado, desta vez em Berlim, na Alemanha, sob a coordenação do produtor musical europeu Sergi Roig. Aplausos!

. O diretor e professor de teatro Aldo Pereira retorna ao Automóvel Clube com o espetáculo “A Rifa da Égua Morta”. Uma comédia caipira que faz muita gente rir. Vai ser de 20 a 22 de outubro com ingressos únicos ao preço de R$ 20,00.

. Com 99% dos votos dos associados, o presidente da FAEMG, Roberto Simões, foi reeleito para um novo mandato à frente da entidade. O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Ricardo Laughton, também foi reeleito vice-presidente da entidade.

. Está quase tudo certo: o Paris Saint Germain, do atacante brasileiro Neymar Jr., deve jogar no Brasil no dia 22 de dezembro contra o Fortaleza, no estádio do Castelão, na capital cearense.

. As construtoras Turano e Torres, em parceria com outras empresas de Montes Claros, se disponibilizaram a fazer as obras de reconstrução da creche incendiada em Janaúba. Aplausos, para Guilherme Turano e Marcelo Torres.

. As cidades de Januária e Pirapora passam a ter voos para o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, a partir do dia 16 de outubro. A ação faz parte do Voe Minas Gerais, Projeto de Integração Regional – Modal Aéreo, do governo do Estado.

 

. O prazo para inscrições no I Prêmio de Boas Práticas “Salve o Rio São Francisco” foi prorrogado para o dia 20 de Outubro. Os interessados em participar devem se inscrever por meio de formulário próprio para cada categoria.

. Quatro categorias serão premiadas: melhor projeto ou prática de cidadão ou grupo de cidadãos ou organização da sociedade civil - pessoa física ou jurídica; prática de órgão público; prática de empresa - Pessoa jurídica ou prática de agropecuária - Pessoa Jurídica. Basta que o candidato tenha realizado uma ação destacável de uso da água do Velho Chico, o Rio da Integração Nacional.

 

Para ler a coluna completa Assine aqui o JN Notícias

Comentários