ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 07/10/2017

Acontece em política – Hélio Machado

Hospital credenciado

Em meio a tantas coisas ruins nas últimas horas, como a tragédia em Janaúba, em que nove pessoas, entre crianças e adultos morreram queimadas, até que enfim, tivemos uma boa notícia. Trata-se da confirmação do credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, do grupo político do ex-prefeito Ruy Muniz, do PSB. A ideia de se lançar a campanha pelo credenciamento, foi nossa. E a fizemos ao vereador Valdivino Antunes, do PMDB, que também é médico, durante o Programa Na Corda Bamba, na Rádio Terra-AM, que apresento toda sexta-feira, de uma às duas e meia da tarde, ao vivo. Isto ocorreu no primeiro semestre deste ano. Com a nossa participação na mídia – aqui no JORNAL DE NOTÍCIAS, Rádio Terra e TV Geraes, canal 2-, a campanha ganhou força. A Câmara Municipal abraçou-a através da Comissão de Saúde, presidida pelo vereador Marlon Xavier, do PTC, com o suporte do presidente Cláudio Prates, do PTB. Entusiasmado com a possibilidade de o sonho virar realidade, Valdivino Antunes passou a defendê-la nos pronunciamentos na tribuna, toda terça-feira. Além disso, elaborou abaixo-assinado em prol da causa, em Montes Claros e outras cidades da região. Coletou mais de 10 mil assinaturas, para reforçar o pedido.

Em viagem dos vereadores a Brasília-DF, no primeiro semestre, para tratar da crise hídrica, a Comissão de Saúde esteve no Ministério da Saúde e apresentou a reivindicação. Recebeu sinal verde do secretário de atenção à saúde da pasta, Francisco de Assis Figueiredo. A comissão retornou à cidade otimista de que, com os trâmites burocráticos, o credenciamento seria questão de tempo. Até porque, não justificava não credenciar o hospital com a estrutura do Mário Ribeiro só por questão política. A sinalização concreta de credenciamento ocorreu em julho quando o ministro da Saúde, Ricardo Barros veio a Montes Claros, visitou o hospital e anunciou a medida. Contudo, somente agora, ela foi sacramentada com a liberação de recursos. Fico satisfeito com o resultado final e de ter contribuído ao sugerir e dar suporte à campanha, para criar perspectivas de que a população da cidade e região tenha saúde de mais qualidade. O nosso objetivo sempre foi defender os interesses coletivos.

 

PROCESSO – Processo contra o governador Fernando Pimentel, do PT, pela rejeição das contas de campanha, continua tramitando no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Como acabou nessa quinta-feira o prazo para que as partes envolvidas no processo que pede a cassação do mandato dele enviassem suas alegações finais para o desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, relator do procedimento, a expectativa é de que a sentença não demore. Caso seja condenado e tenha o mandato cassado, o petista pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, última instância da Justiça Eleitoral brasileira.

SENADO – Disputa nos partidos políticos para se conseguir a legenda para concorrer às duas vagas de Minas no Senado, nas eleições do ano que vem, cresce a olhos vistos. A cada dia aparece mais um pretenso concorrente às cadeiras hoje ocupadas pelos senadores Aécio Neves, do PSDB e Zezé Perrela, do PMDB. Até quem não disputa cargos eletivos, há anos, fala em voltar às urnas. É o caso do ex-governador Newton Cardoso, do PMDB, que passou a admitir esta possibilidade. Mas pode esbarrar na pretensão do vice-governador e presidente do partido em Minas, Antônio Andrade de ser candidato.

COBRANÇA – Mobilizados pela direção da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), prefeito do Norte de Minas estiveram em Brasília-DF, nessa semana, em busca de suporte financeiro. Participaram de reunião na sede da Conferência Nacional dos Municípios (CNM) com o deputado federal Rodrigo Maia, do DEM do Rio de Janeiro, presidente da Câmara dos Deputados, a quem pediram intercessão junto ao presidente Michel Temer, do PMDB, pela liberação de recursos extras, para amenizar as dificuldades financeiras dos municípios, que se agravam, porque terão que pagar o 13º salário.

EMPREGOS – A economia começa a emitir sinais mais visíveis de reação, o que aumenta a perspectiva de um final de ano com melhoria nas vendas no comércio, por exemplo. Por conta disso, o setor em Montes Claros começa a se movimentar para a contratação de temporários, com previsão de fazê-lo em bom número. Como sempre ocorre, parte destes contratados, que tiver bom desempenho, neste período, pode se efetivar. Além disso, os empresários, com a devida cautela é claro, voltam atenções para reposição dos estoques, visando oferecer o melhor para sua vasta clientela no período do Natal.

CDL – Segurança do comércio é uma das preocupações permanentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Foi justamente este o motivo que levou a diretoria da entidade, presidida pelo empresário Ernandes Ferreira a se reunir, nesta semana, com o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alex Chinelato. Na pauta, Rede de Comerciantes Protegidos, lançado com sucesso no centro comercial a pelo menos três anos. Além disso, trataram do reforço do policiamento ostensivo, no centro comercial, no período natalino, para maior segurança de comerciantes e clientes.

MUDANÇA – Tudo indica que o PSDC, que elegeu dois vereadores, pode sofrer baixa na Câmara Municipal, em futuro próximo. Isto porque, insatisfeito com o partido, o vereador Leão, eleito em outubro do ano passado para cumprir o primeiro mandato ao Legislativo, pretende deixá-lo e buscar outra opção partidária em que vá se sentir melhor. Embora não tenha dito textualmente, ele sinalizou que não está satisfeito com o tratamento que lhe tem sido dispensado. Se a previsão se confirmar, o PSDC só ficará com a vereadora Néia do Criança Feliz, que prepara-se para concorrer à cadeira na Assembleia Legislativa, ano que vem.

AUDIÊNCIA – Se tudo correr como previsto, o Programa Na Corda Bamba, na TV Geraes, canal 2, que será levado ao ar neste sábado, ao vivo, das onze horas ao meio dia, terá audiência das mais expressivas. Isto porque, vai tratar, como sempre, de tema de interesse coletivo, que é o trabalho da Defensoria Pública, que será mostrado em detalhes pelo defensor público Hélio Fagundes Veloso. A instituição tem a missão de prestar assistência às pessoas pobres no sentido literal do termo, sem condições de pagar advogado para defender seus direitos. Quem quiser tirar qualquer dúvida é só ligar nos telefones 3221-9498 e 3216-6385.

REUNIÃO - Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil (GOB) em Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte, Cláudio Willian Alves, esteve em Montes Claros nessa quinta-feira e participou de reunião conjunta das lojas do GOB, na Loja Vigilantes do Norte, que funciona no tempo da Loja Apóstolos da Galiléia. Reunião importante e proveitosa em que se discutiram temas relevantes de interesse geral da Ordem e teve a presença de lojas do GOB de outros orientes do Norte de Minas. Satisfeito com o resultado, o venerável da Vigilantes do Norte, o advogado Herbert Alcântara Ferreira, vice-presidente da OAB.

Para ler a coluna completa Assine aqui o JN Notícias

Comentários