ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 05/10/2017

Tim tim por tim tim – Rosangela Silveira

Mangalarga

A cidade de Pirapora vai receber, pela primeira vez, a Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador promovida Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) com apoio das Prefeituras de Pirapora e de Buritizeiro, e Sindicato Rural de Pirapora. O evento será nos dias 18 a 21 de outubro, no Parque de Exposições Eustáquio Queiroz, em Pirapora. Quem for ao evento poderá ver de perto os animais e o cuidadoso preparo para a competição, além de tirar dúvidas com os criadores. A entrada será gratuita, durante os quatro dias da exposição.

Mangalarga II

O cavalo Mangalarga Marchador teve origem em Minas Gerais, há mais de um século, por meio de alguns cruzamentos de cavalos Álter de Portugal. A raça tem expressiva influência na economia brasileira ao gerar renda de R$ 7 bilhões ao ano e empregar mais de 3 milhões de pessoas entre empregos diretos e indiretos. As características da raça são: docilidade, comodidade, beleza e rusticidade. Por isso ganhou a simpatia da maioria dos criadores de cavalos no Brasil e contribuiu para a formação da hoje maior raça da América Latina.

Sacerdócio

O querido padre João Batista Lopes, que por muitos anos esteve à frente da Paróquia de São Norberto, está completando 52 de sacerdócio. Uma vida dedicada aos ensinamentos de Deus e aos cuidados da espiritualidade dos seus paroquianos, com muita fé e religiosidade. Padre João é, sem dúvida nenhuma, uma referência à devoção e respeito a Deus. É também leitor assíduo da coluna. Obrigada!

Noel

As crianças vão adorar a novidade. É que no próximo dia 16, sob coordenação do pároco da Catedral e fundador da Fazenda da Solidariedade, Frei Valdo, em parceria com o arquiteto e urbanista André Thiago Ramos, será instalada no Montes Claros Shopping a “Casa do Noel”. Uma exposição permanente da casa do Papai Noel. A proposta visa resgatar a poética natalina e arrecadar fundos para a manutenção das atividades da Fazenda da Solidariedade que presta assistência a dependentes de drogas em tratamento contra o vício. Vai valer a pena visitar.

Sustentabilidade

Tendo como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Fiemg promoveu na semana passada, em Belo Horizonte, o 11º Seminário Internacional de Sustentabilidade. Em debate, a agenda 2030 e as perspectivas para um mundo novo. O debate mostrou como as lideranças podem interferir e atuar na criação de um mundo mais justo, próspero e inclusivo, mantendo bons resultados para as empresas, já que toda atividade econômica gera algum tipo de impacto ambiental e o homem busca hoje a utilização inteligente dos recursos naturais.

Economia

Economistas apontam que a economia mineira apresenta recuperação lenta e gradual, disseminada por todos os setores e registrando quedas cada vez menos intensas em seus indicadores, como por exemplo, o crescimento do setor de máquinas e equipamentos, inclusive importados. Constatação clara de que ninguém investe em bens de capitais se já não estiver, ou pelo menos se preparando, para o aumento da produção. Na avaliação de economistas, as medidas adotadas pela equipe econômica do governo Temer já deram certo, porém a crise política poderá colocar tudo a perder. Políticos! Sempre eles.

13º salário

Declarações do secretário da Fazenda do Estado, José Afonso Bicalho, têm deixado os servidores públicos apreensivos. Segundo ele, o governo não tem uma previsão sobre o pagamento do 13º salário, mas a intenção e de pagar integralmente o benefício. Porém, só em dezembro é que o governo do Estado terá condições de se posicionar em relação ao pagamento.

OAB

Uma boa notícia para os advogados. Os R$ 749 pagos como anuidade pelos advogados mineiros à seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado não serão reajustados em 2018. O último aumento, de 13%, ocorreu em 2016. Com cerca de 105 mil advogados inscritos, a entidade enfrenta uma inadimplência de 31%. Só neste ano, 4 mil advogados foram suspensos e 5 mil pedidos de conciliação foram distribuídos na Justiça Federal para que a OAB-MG receba esses atrasados. Por isso, a decisão de não fazer reajuste na mensalidade no ano que vem.

LINHA ABERTA

. Começou ontem, na Catedral, a 67ª Novena e Festa da Padroeira do Brasil. As celebrações vão até o dia 12, data em que a igreja católica comemora os trezentos anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba.

. E falando na Catedral, a paróquia realiza no próximo sábado, 7 de outubro, na Praça Flamarion Wanderley, bairro São José, mais uma edição do “Vem brincar na praça com a Catedral”. Evento dedicado às crianças e no qual serão distribuídos brinquedos. Quem quiser ajudar, basta fazer a doação de brinquedos no Centro Paroquial João Paulo II.

. Um índice assustador mostra o nível de violência no Brasil. Onúmero de assassinatos se aproxima da calamidade: são mais de 30 para cada 100 mil habitantes.

. As articulações políticas para as eleições do ano que vem não param. Uma ala do PSDB está trabalhando e apoiando a candidatura do ex-deputado Dinis Pinheiro (PP) ao governo de Minas em 2018. Outra ala ainda não descartou por completo a candidatura do senador Antonio Anastasia, considerado como o candidato ideal para 2018.

. O mundo da moda movimenta Minas Gerais, até sábado, com a realização de mais uma edição do Minas Trend, o maior salão de moda do Brasil, em Belo Horizonte. O evento criado pela Fiemg está na 21ª edição e abre a temporada de mostras da moda no país.

. A Derma Laser, das dermatologistas Eloíza e Maria Luiza Quintino, também aderiu à campanha Outubro Rosa de alerta à prevenção ao câncer de mama. Os funcionários e as médicas trabalham este mês com camisetas alusiva a ação.

. Hoje é dia da missa mensal em Ação de Graças, celebrada pelo padre Ivan nas FIPMoc. A celebração começa às 18 horas, no auditório da Instituição.

. Abraços para os aniversariantes dessa terça-feira, 3 de outubro: os jornalistas Theodomiro Paulino e Arthur Júnior, e o empresário Sérgio Quadros. Parabéns!!!

 

Para ler a coluna completa Assine aqui o JN Notícias

Comentários