ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 02/10/2017

Acontece em política – Hélio Machado

A polêmica do Pacuí

Quando elaborou o projeto para captar água no Rio Pacuí, em Coração de Jesus, para abastecer emergencialmente Montes Claros, afetada pela crise hídrica que se agrava com o passar do tempo, por certo a Copasa não imaginava que fosse gerar tanta polêmica. A visão inicial de que seria algo mais ou menos tranqüilo se desfez com a reação imediata da população e de políticos contra a iniciativa. E a tendência, pelo que se observa, é de a polêmica se estender, com a disputa política e judicial. Por conta disso, a Copasa pode enfrentar contratempos para concluir as obras em agosto do próximo ano, como previsto de início. A reação cont rária não é pelo fato de se estar contra a captação de água para garantir o abastecimento da maior cidade do Norte de Minas e a sexta do Estado, com mais de 400 mil habitantes, mas pelo temor de prejudicar a população de Coração de Jesus, especialmente quem mora à margem do rio e que o usa para sua lida diária. Entende-se o projeto, como se fosse vestir um santo par desvestir outro, o que não justificaria. De qualquer forma, a Copasa bate o pé firme de que não haverá prejuízo para aquele município, como apontam estudos feitos sobre o projeto.

A posição sustentada pela empresa, de que esta é a principal alternativa para abastecer a cidade, não tem sido suficiente para acabar com a polêmica, que se registrou mais uma vez, em recente audiência pública na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, em que se discutiu sobre o projeto. As partes interessadas se manifestaram e não chegaram a um denominador comum. As divergências foram explicitadas, mais uma vez, com firmeza, o que mostra que ainda deve haver embates jurídicos. Aliás, o Ministério Público, contrário ao projeto e na condição de defensor dos interesses da população de Coração de Jesus, propôs ação civ il pública na Justiça daquela comarca, com pedido de liminar para suspender as obras que haviam se iniciado e obteve êxito. Como liminar é uma decisão juridicamente frágil, sem sustentação, foi derrubada no Tribunal de Justiça, em Belo Horizonte. Assim, a Copasa reiniciou os serviços, mas poderá se deparar com outros obstáculos jurídicos. O futuro das obras é imprevisível.

 

CAMPANHA – Mesmo com o elevado índice de rejeição, em função de um governo que até agora não corresponde às expectativas, acumulando desgaste dia após dia, o governador Fernando Pimentel, do PT, mantém o propósito de buscar a renovação do mandato, em 2018. Para tanto, criou os fóruns regionais, que justificam as viagens ao interior em que anuncia pequenos benefícios à população, na tentativa de colher os dividendos políticos, nas urnas. O petista especializou-se em entregar veículos às polícias Mili tar, Civil e às prefeituras, com recursos de emendas parlamentares. Faz política com o chapéu alheio.

DEFASAGEM – Por mais que faça esforço hercúleo para mostrar o contrário, o governo do Estado não prioriza a segurança pública. O discurso do governador Fernando Pimentel, do PT, é desconexo da prática. Isto ficou evidente há poucos dias, em audiência pública da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, em que ficou comprovado que a defasagem do quadro da Polícia Civil beira os 50%. É a prova da falta de apoio à PC, que tem papel preponderante na produção de segurança. Trata-se da Polícia Judici&aacut e;ria, que tem que investigar crimes e apontar os autores à Justiça, para que sejam julgados e condenados.

SEMANA – Com vasta programação na próxima terça-feira, com tarde dançante na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), encerra-se a Semana Municipal do Idoso. Com ampla programação, ela teve a abertura nessa segunda-feira à tarde, na Câmara Municipal, com o Plenário cheio. A Semana é realização da administração municipal, através de parceria da Coordenadoria do Idoso, que tem como titular a assistente social Cibely Freire Diniz Oliveira com o Conselho Municipal do Idoso, também  presidido por ela. Ali&aacut e;s, o trabalho de Cibely em defesa dos idosos tem sido bastante elogiado pela sociedade.

AMALENM – A Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas (AMALENM), presidida pelo acadêmico José Geraldo Gomes, realiza reunião ordinária neste sábado, 30, às nove da manhã, em sua sede, situada no Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Filhos de Hiran, no bairro São José. Por certo, serão discutidos temas relevantes, de interesse geral da entidade, criada com o objetivo de divulgar a cultura maçônica no Norte de Minas. A Academia deu início às reuniões itinerantes, em cidades do Norte de Minas e a tendênci a é de que tenha continuidade, pelos resultados positivos apresentados

TRÂNSITO – Até que enfim, de tanto a coluna abordar a questão, a MCTrans parece que se deu conta de que uma de suas principais missões é priorizar a educação e conscientização no trânsito, para que seja mais humano e menos violento. Com esta perspectiva, a empresa realizou o primeiro curso gratuito de treinamento para motociclistas, encerrado nessa sexta-feira. A capacitação teve o objetivo atualizar a teoria e a prática dos motociclistas, visando a diminuir o número de acidentes na cidade através da formação de condutores mais conscie ntes. Educar é mais importante do que priorizar a punição pecuniária.

MARINHA – Instalada em Pirapora há anos, a Capitania Fluvial do São Francisco, que tem jurisdição sobre 411 municípios de Minas e de outros estados do Nordeste, trabalha para se navegar com segurança, evitando-se acidentes. Para tanto, é feita a fiscalização rotineira, através da abordagem de embarcações nos raios e lagoas. Comandante da unidade da Marinha, o capitão de corveta Alessandro Anilton Maia Nonato busca cada vez mais melhorar a prestação de serviços à população. Para tanto, o oficial firma parcerias com difer entes setores da sociedade regional, com resultados altamente positivos.

VEÍCULOS – Se depender do deputado Carlos Pimenta, do PDT, o Conselho Municipal do Idoso, o Conselho Tutelar e o Programa Saúde da Mulher, em Montes Claros, terão condições de potencializar seu trabalho. Isto porque, receberam três veículos do Município, comprados com emendas parlamentares do deputado. Os veículos foram entregues em solenidade na manhã dessa sexta-feira em frente à Prefeitura, por Carlos Pimenta, com a presença do prefeito Humberto Souto, do PPS, além de lideranças do PDT, como também de populares. Serão usados para facilitar as ações diárias.

PROGRAMA – Secretário da Câmara Municipal, o vereador Wilton Dias, do PHS, participa do Programa Na Corda Bamba, na TV Geraes, canal 2, neste sábado, ao vivo, das onze horas ao meio dia. Na pauta, ações concretas do Legislativo, nestes nove meses de legislatura, em diferentes setores, com destaque para a crise hídrica, que atinge a cidade com mais intensidade. Wilton falará também sobre seu mandato em particular e a possibilidade de concorrer à cadeira na Assembleia Legislativa, nas eleições do próximo ano. O vereador também fará avaliação da administração municipal. Perguntas pelos telefones 3221-9498 e 3216-6385.

Para ler a coluna completa Assine aqui o JN Notícias

Comentários