ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 01/09/2017

Acontece em política – Hélio Machado

Suspensão de outorga

A Câmara Municipal não deixa dúvida, desde o início do mandato, de que está comprometida com a defesa dos interesses coletivos. E os tem tratado com recorrência, em audiências públicas e nas reuniões ordinárias, comprovando que é a casa do povo, a caixa de ressonância de seus problemas. Nem poderia ser diferente, já que os vereadores são bem remunerados para trabalhar para o povo, que arca com seus salários. Com isso, espera retorno em forma de ações permanentes, que produzam resultados práticos, com reflexos diretos e no cotidiano da vida do cidadão. A crise hídrica, mais grave do que se imagina, tem recebido atenção especial da Câmara, com a união de esforços dos vereadores, no sentido de buscar meios para, na pior das hipóteses, amenizá-la. Depois de ir a Brasília-DF, cobrar do governo federal a barragem de Congonhas, apontada como a alternativa para solucionar o problema na cidade, ela articula para suspender outorga da reflorestadora Plantar, para captação de água na bacia do Rio Verde, em Juramento, prejudicando a barragem do mesmo nome e, consequentemente, o abastecimento de Montes Claros.

Inadmissível que a empresa tenha permissão dos órgãos ambientais do governo do Estado, responsáveis diretos por este controle, para retirar água dos rios tributários da barragem para irrigar plantação de eucalipto. Não dá para aceitar passivamente este tipo de situação, enquanto a população da maior cidade da região tem que conviver com o racionamento de água, que aumentou para 30 horas. Além do que, não se pode descartar o risco do colapso no abastecimento, caso não chova. A situação é preocupante e a Copasa, que atua na cidade há mais de 30 anos tem parcela considerável de cupa, como também a tem o Município, que, enquanto poder concedente, não cobrou dela ações concre tas e preventivas ao longo dos anos. Todo mundo sabe que a maior certeza que se tem, por aqui, é a seca, da qual não podemos fugir, porque se trata de fenômeno da natureza. Entretanto, poderia evitar que a situação chegasse aonde chegou, se houvesse mais interesse e vontade política e não se preocupasse tanto só com os lucros.

 

SALÁRIOS - Governo do Estado continua às voltas com a crise financeira, que o atormenta há tempos, provocando problemas de toda ordem, inclusive político, com desgaste acentuado com os servidores. O governador Fernando Pimentel, do PT, decidiu recorrer ao Refis, para permitir que os contribuintes inadimplentes negociem o pagamento dos tributos e reforcem o caixa. Se a adesão for boa, a expectativa é de reduzir para duas vezes o pagamento dos servidores com salários mais alto s, que de há muito recebem em três parcelas e não estão satisfeitos. A insatisfação é ruim para o futuro político do petista, que deseja ser candidato à reeleição.

CRÍTICAS – Saúde pública em Montes Claros vai de mal a pior e sem perspectivas de melhorar, ainda mais sem o retorno da gestão plena, já que a atual gestão não quer assumi-la de forma alguma e deixou esta posição clara, repetidas vezes. Com isso, aumentam as críticas contra a secretária de Saúde, Dulce Pimenta, na tribuna da Câmara Municipal, no espaço reservado aos assuntos gerais, o conhecido pinga-fogo. Nessa terça-feira, as críticas se repetiram e foram feitas pelo vereador Marlon Xavier, do PTC, presidente da Comissão de Saúde, que é médico e também pelo vereador Idelfonso da Saúde, do PMDB, que atua no setor há anos..

 

AUDIÊNCIA – A situação do Mercado Sul, abandonado ao longo dos anos, pelas sucessivas administrações, como se não fosse propriedade do Município, será discutida em audiência pública da Câmara Municipal, nessa quinta-feira, a partir das oito da manhã. A reunião acontecerá a requerimento do vereador Wilton Dias, do PHS, secretário do Legislativo. Com a presença de representantes da administração municipal na reunião, ele espera que haja sinalização concreta de mudança do quadro. O que não pode é o lograd ouro continuar abandonado, com o sempre ocorreu nos últimos anos, pelas sucessivas gestões. Moradores reclamam.

PROGRAMA – Quem participa do Programa Na Corda Bamba, na TV Geraes, canal 2, neste sábado ao vivo, das onze horas ao meio dia, é o vereador Aldair Fagundes, do PT. Na pauta, a crise política, econômica e moral em nível nacional e os reflexos na cidade. O petista vai falar ainda sobre o trabalho da nova Câmara, renovada com percentual expressivo, nestes oito meses de legislatura. Aldair vai abordar, especialmente, sobre a crise hídrica e as ações do Legislativo com o objetivo de garantir mais água nas torneiras dos consumidores, na cidade. Perguntas pelos telefones 3221-9498 e 3216-6385.

ANIVERSÁRIO – Presidente da Câmara Municipal, o vereador Cláudio Prates, do PTB, completou mais um ano de vida nessa sexta-feira. Como estava em Belo Horizonte, participando de vento político, ele recebeu homenagem surpresa na manhã/tarde dessa terça-feira, em seu gabinete, logo após presidir mais uma reunião ordinária do Legislativo. Cláudio não escondeu a emoção, pela manifestação de carinho e amizade de quem foi abraçá-lo. Ele continua com o firme propósito de reforçar a bancada do Norte de Minas na Câmara dos Deputados, no p róximo ano. Tem recebido apoios importantes em municípios da região.

PROJEETO – Depois de tramitar deste março, a Câmara Municipal aprovou na reunião ordinária dessa terça-feira, em regime de urgência, projeto do vereador Valcir da Ademoc, do PTB, presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que beneficia pessoas com deficiência. Isto porque, permite aos motoristas do transporte coletivo urbano parar fora dos pontos tradicionais, na rota, para que estas pessoas desembarquem. A medida visa maior segurança deste público-alvo, em função do aumento da violência e da criminalidade. O projeto segue para sanção do prefeito Humberto Souto, do PPS, que terá 15 d ias para fazê-lo.

MISS – Reunião ordinária da Câmara Municipal, nessa terça-feira pela manhã foi diferente das habituais. Isto porque, teve a presença da Miss Minas Gerais Pluz Size, Giovana Teixeira. A montesclarense venceu o recente concurso realizado em Belo Horizonte, concorrendo com candidatas de outras regiões do Estado. Para participar, ela teve o suporte do Legislativo, inclusive com a presença da Comissão de Cultura, presidida pelo vereador Aílton do Village, do PHS, no certam ente na Capital. Ela esteve na Câmara para agradecer o apoio. Agora, Giovana vive a expectativa de participar do concurso em nível nacional.

GUARACIAMA – O PDT inicia o processo de expansão no Norte de Minas, com a meta de criar comissões provisórias nos municípios em que ainda não está presente, para se fortalecer. E uma delas será instalada nos próximos dias, no município de Guaraciama e terá como presidente José Argemiro dos Santos, o conhecido Zé de Natália, que está disposto a entrar para a vida pública, nas eleições de 2020. Tudo foi acerto nesse domingo, na convenção do PDT na Câmara Municipal, em rápida reunião dele e de mais dois companheiros com o titular da coluna e o deputado estadual Carlos Pimenta. A Comissão será publicada pelo TRE.

Para ler a coluna completa Assine aqui o JN Notícias

Comentários