ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 01/09/2017

Tim tim por tim tim – Rosângela Silveira

Livro

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação realizam em Montes Claros, no dia 12 de setembro, o Fórum Técnico Semeando Letras – Plano Estadual do Livro, Leitura e Bibliotecas. O encontro vem sendo realizado em diversas cidades mineiras e tem o objetivo de coletar sugestões da sociedade civil para elaboração do Plano Estadual do Livro que vai estabelecer as metas e diretrizes para a área para os próximos dez anos, a fim de incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro, pelo Portal da Assembleia, ou no local do evento.

Arautos

Os Arautos do Evangelho, que estão construindo em Montes Claros a igreja de Nossa Senhora dos Claríssimos Montes, continuam em campanha para arrecadar verba para as obras. A mais recente é uma rifa que vai entregar, entre outros prêmios, uma geladeira, um fogão cooktop e um microondas. Os bilhetes custam apenas R$5 reais e podem ser adquiridos com os terciários dos Arautos ou ainda pelo telefone: 3222-7766. O sorteio será no dia 01 de outubro, na sede dos Arautos, no Ibituruna.

Copasa

A Copasa foi homenageada pelo jornal Valor Econômico, juntamente com a Fundação Getúlio Vargas e o Serasa Experian, como melhor empresa do Brasil no quesito água e saneamento básico. A premiação analisa o balanço das empresas em 25 setores da economia, dentre eles o de água e saneamento. Dentre o grupo de empresas analisadas no setor de saneamento, a Copasa foi a que apresentou os melhores resultados do ponto de vista da recuperação econômica.

Copasa II

Enquanto isso, a população de Montes Claros sofre com a falta de água nas torneiras, por conta da seca e da falta de planejamento para enfrentar tal situação. Desde a semana passada, a empresa aumentou para 30 horas o período de rodízio de água nas torneiras, mas, na prática, o período é bem maior em alguns bairros, o que já gerou até protestos. Já tem morador se organizando para entrar com processo contra a empresa, por danos morais.

STF

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.640 brasileiros de todos os Estados na semana passada para saber com qual ministro do STF o brasileiro mais se simpatiza. A pesquisa constatou que a maioria (52%) não simpatiza com ninguém. Mas, ainda assim, a montes-clarense Cármen Lúcia, atual presidente do Supremo, se sai bem na foto: 20% deram seu "voto" a ela. Em seguida, aparece Edson Fachin, com 5,8%. Nesta lista, o controvertido Gilmar Mendes surge com 1,6%, à frente de Marco Aurélio (1,3%), Alexandre de Moraes (1,2%) e Dias Toffoli (0,3%).

Campanha

A executiva nacional do PT e a direção do partido em Minas preparam a chegada da caravana petista ao Estado, com o ex-presidente Lula da Silva, entre outubro e novembro. As datas e as cidades que serão visitadas serão definidas depois da caravana que está no Nordeste do país. A princípio, as cidades mineiras que deverão ser visitadas pela caravana são Governador Valadares, Teófilo Otoni, Divinópolis, Uberaba e Uberlândia. Por enquanto, Montes Claros ainda não está no roteiro.

CNH

A versão de demonstração da carteira nacional de habilitação (CNH) eletrônica já pode ser acessada por smartphones de todo o País. Trata-se apenas de uma versão inicial para mostrar como será o funcionamento da CNH-e, que deve entrar em vigor em 1º de fevereiro de 2018. Somente condutores que tenham uma CNH impressa com QR Code poderão obter uma versão disponível pelo celular. No futuro, será possível conferir o número de multas, receber avisos de vencimento e informações de campanhas de trânsito. Emcaso de perda do smartphone, o bloqueio poderá ser feito pela internet.

Trabalho

Levantamento inédito da consultoria IDados, que analisou dados do IBGE de 2012 a 2017, constatou que mais de um terço dos trabalhadores com curso superior não está empregadoem um cargo que exija a formação universitária. A pesquisa mostrou que o período registrou uma queda de 4% no número de graduados ocupando cargos condizentes com a sua educação formal. O mesmo estudo revela, porém, que há mais vagas de emprego ocupadas por pessoas formadas, 10% a mais do que em 2012. Não são informações contraditórias: há mais universitários no mercado, mas não há espaço suficiente para todos.

Impostos

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) está registrando nesta quarta-feira que os brasileiros já desembolsaram nada menos do que R$ 1,4 trilhão em tributos desde o início do ano. O painel considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária. A marca chega 22 dias antes do que em 2016, revelando que a receita tributária acelerou de um ano para outro. Na avaliação da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo esse avanço já reflete, possivelmente, a elevação do PIS e da Cofins sobre os combustíveis, além da inflação do período. Conclusão: o rombo no bolso dos consumidores está cada vez maior.

LINHA ABERTA

. Agradou em cheio o show do cantor Gilliard no jantar da Casa de Apoio Santa Bernadete, na última sexta-feira. Ídolo da Jovem Guarda, Gilliard ainda tem muitos admiradores. Palmas para a diretoria da Santa Bernadete.

. A partir de hoje, com a viagem do presidente Temer à China, o maranhense André Fufuca (PP), de apenas 28 anos completados no domingo (27/08), durante nove dias ocupará a presidência da Câmara dos Deputados.

. Está prestes a ser implantado também em Montes Claros o ‘Projeto Engenheiro Empreendedor’, um programa que é gratuito e tem como objetivo desenvolver o comportamento e atitudes empreendedoras em estudantes e recém-graduados dos cursos de Engenharia e áreas afins (Arquitetura, Design, Administração, Sistema da Informação, Ciência da Computação).

. Lançado em 2015, o programa é uma parceria entre o Sebrae Minas, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Deve chegar aqui em 2018.

. Ainda dá tempo para fazer inscrição na etapa Montes Claros do Circuito Sesi de Corrida de Rua. Quem não quiser correr, pode se inscrever na caminhada. O evento será neste domingo (3/9), com largada às 8h30 no Parque Municipal. A renda será destinada à Fundação Sara.

. Aprovado ontem pelos vereadores o substitutivo n°01 ao Projeto de Lei n°19/2017 que dispõe sobre o desembarque de pessoas com deficiência, usuárias do transporte coletivo urbano.

. Com isso, fica autorizada, a partir de agora, a parada fora dos pontos de lotação para o desembarque desses passageiros, entre as 22h e às 5h. O autor da matéria foi o vereador Valcir da Ademoc (PTB).

Para ler a coluna completa Assine aqui o JN Notícias

Comentários