ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 11/10/2017

Copasa e Emater são parceiras nos projetos do Pró-Mananciais

Foto:
ASSINATURA do termo de cooperação técnica entre a Copasa e a Emater/MG

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) assinaram, na última quarta-feira (4/10), em Belo Horizonte, um termo de cooperação técnica (TCT). Pelo documento, os dois órgãos vão unir esforços para implantar ações nas sub-bacias hidrográficas inseridas nas áreas de abrangência do Programa Pró-Mananciais. Todos os serviços serão desempenhados com vistas à sustentabilidade, abrangendo os aspectos locais e o manejo adequado da água e do solo.

O objetivo é melhorar as condições dos recursos hídricos e da qualidade de vida das comunidades residentes nas sub-bacias hidrográficas. Presidente da Copasa, Sinara Inácio Meirelles Chenna alertou para o momento de crise hídrica vivido no País e para o fato de que a seca agora atinge localidades que nunca antes tiveram que lidar com esse problema. “O Pró-Mananciais é um convite ao diálogo, ao cuidado preventivo com o meio ambiente, e as ações poderão garantir disponibilidade de água para que possa haver distribuição”, disse a presidente.

Para o presidente da Emater, Glenio Martins Mariano, a união das duas empresas mostra uma estratégia acertada do Governo do Estado na busca por políticas eficazes de convívio com a seca e de segurança hídrica. “O Programa será efetivado com recursos, profissionais competentes, planejamento e transparência”, afirmou.

Diretor Geral de Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae-MG), Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso, que assinou o convênio como testemunha, ressaltou que o trabalho conjunto entre a Copasa e a Arsae-MG promoveu uma série de avanços na construção da política de incentivos tarifários capazes de viabilizar, financeiramente, a realização de projetos como o Pró Mananciais, que conta com 0,5% da receita operacional da Companhia. “Nosso papel é cobrar eficiência e qualidade da prestação de serviços, mas também garantir condições para que o prestador possa se desenvolver e fazer investimentos”, disse.

PRÓ-MANANCIAIS

O programa tem em sua concepção a cultura de sustentabilidade, as ações de sensibilização, mobilização e de educação ambiental, o estímulo à mudança de hábitos e costumes, a ética do cuidado, a construção coletiva do sentimento de pertencimento à micro-bacia hidrográfica e a responsabilidade compartilhada.

Além disso, integra o compromisso da Copasa com a responsabilidade socioambiental do desenvolvimento sustentável, trazendo em seu nome, a ideia da prevenção, do antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas desde a sua nascente, indo além de cumprir as obrigações legais. O Pró-Mananciais é uma ferramenta que contribuirá na recuperação e manutenção dos mananciais e no aprimoramento da relação com as comunidades onde a Copasa presta serviço.

Para ler a notícia completa Assine aqui o JN Notícias


Comentários