ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 13/09/2017

Comissão de Educação visita a aldeia Xacriabá

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais se reuniu em São João das Missões, nessa segunda-feira pela manhã, para debater questões relativas à educação indígena. O município concentra grande população da etnia Xacriabá. A audiência pública aconteceu no Clube Recreativo da Aldeia Vargem Grande, na zona rural.

O requerimento para a realização da visita é do deputado Arlen Santiago, do PTB. De acordo com o parlamentar, o objetivo da reunião é conhecer as reivindicações das comunidades indígenas da região, que estariam se queixando, entre outras coisas, de que vários alunos estão tendo aulas a céu aberto.

Outra preocupação das comunidades, segundo Arlen Santiago, é evitar que sejam realizados concursos para as escolas indígenas que desconsiderem a necessidade de professores que tenham vínculo com as comunidades. “Sem essa vinculação, o professor pode até tratar mal os alunos, a fim de conseguir ser transferido para outras localidades”, afirmou o deputado.

Participaram da reunião dessa segunda-feira, representantes de cinco aldeias indígenas localizadas em São João das Missões e Itacarambi, além de autoridades vinculadas ao ensino e aos direitos indígenas, em níveis municipal, estadual e federal.

ESTRUTURA – De acordo com informações do site da Secretaria de Estado de Educação (SEE), existem hoje em Minas Gerais 4,1 mil alunos indígenas das etnias Kaxixó, Krenak, Maxakali, Pataxó, Pankararu, Xacriabá, Xucuru-Kariri e Mokurin. São 17 escolas indígenas, mas o ensino acontece em 64 estabelecimentos, em sete municípios.

Em 2015, a SEE criou a Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena de Minas Gerais (CEEEI), que reúne lideranças das comunidades indígenas e representantes de órgãos governamentais. Sua função é assessorar e monitorar a secretaria na formulação e execução de políticas para a educação escolar indígena.

 

Para ler a notícia completa Assine aqui o JN Notícias


Comentários