ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 13/09/2017

Com preço nas alturas, negócio é economizar para gás render

Foto:
ALGUNS cuidados ao cozinhar contribuem bastante para a economia do gás

A palavra de ordem é economia. O recente aumento de 12,2% (mais um) no gás de cozinha deixou o botijão oscilando na faixa de R$ 70,00 em Montes Claros, um preço bem salgado para quem ganha salário mínimo, mesmo com um pacote de café de 250 gramas de brinde (em revendedor da Vila Brasília). 

Assim, não resta outra alternativa à dona de casa que não seja economizar o produto. Ao contrário do que muita gente pensa, é possível sim diminuir o consumo, reduzindo o uso do gás e evitando seu desperdício. Basta seguir as dicas compiladas pelo JN junto a especialistas no assunto.

1.         Use panelas de acordo com o tamanho da boca do fogão. Às vezes tentamos ganhar tempo na cozinha usando uma boca grande para esquentar uma panela pequena. Isto desperdiça muito gás, pois boa parte do calor gerado pelo fogo não é transferido à panela e sim ao ar. Ah! Não se esqueça de abaixar o fogo quando a panela entra no processo de fervura.

2.         Evite vazamentos, que podem ser facilmente percebidos pelo odor característico, quando o botijão fica dentro de casa. Verifique periodicamente a mangueira do gás, certificando-se de que não está comprometida, se está adequadamente encaixada e dentro da data de validade. Caso apresente algum defeito ou vazamento, troque imediatamente. Além de ser de extrema importância para a segurança do seu lar, pode ainda ser uma aliada na economia de gás.

3.         O regulador reduz a pressão do gás que sai do botijão e vai para os aparelhos conectados, para que funcionem com segurança. Nunca deixe de verificar se o regulador do gás está funcionando adequadamente.

4.         Se quer poupar tempo e dinheiro, o melhor a fazer é tampar as panelas durante o cozimento dos alimentos. Desta forma, economizará em até duas vezes mais o gás, além de que, no caso de alguns alimentos, o sabor fica mais acentuado se preparados com a tampa fechada.

5.         A panela de pressão é uma heroína na economia de gás. Afinal, cozinha os alimentos mais rapidamente do que a panela tradicional.

6.         Repare na cor da chama, a tonalidade correta é azulada. Caso a chama esteja amarela é porque os queimadores do fogão estão desregulados, liberando mais gás do que o necessário.

7.         Para os bolos, pães e afins evite abrir a porta dop forno com frequência e diminua a chama quando chegar na temperatura desejada.

8.         Limpeza já! Deixe os injetores dos queimadores sempre limpinhos. Além disso, verifique se o seu adaptador não está enferrujado.

 

Capa e suporte

Para proteger o botijão de ferrugem e poeira, nada melhor que uma capa e um suporte para não ficar no chão pegando umidade.

 

Para ler a notícia completa Assine aqui o JN Notícias


Comentários