ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 13/09/2017

Curso Senar ensina técnicas de implantação de horta caseira

Foto:
SENAR ensina técnicas para implantação de hortas caseiras

Ter uma horta em casa, para produção de alface, cebolinha, couve, mostarda, coentro, salsa, entre outros temperos, vegetais ou legumes, que seja em canteiros ou até em vasos e outros recipientes, é o objetivo do curso do Senar Minas de Produção Artesanal de Alimentos/Horta Caseira. A intenção é que os participantes e suas famílias usem os alimentos produzidos no seu próprio sustento. Doze trabalhadores e produtores rurais participaram da capacitação realizada na comunidade de Caraíbas, em Brasília de Minas, ministrada pela agrônoma e instrutora Virginia Dutra Araújo.

O curso foi realizado em parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais e o Senar Minas. Segundo a mobilizadora Almeriza Costa, o objetivo é incentivar os participantes a produzirem e consumirem alimentos mais saudáveis, sem resíduos de agrotóxicos e, assim, ajudar na proteção do meio ambiente. “As pessoas que participaram da capacitação têm a intenção de ter uma horta em casa para, além de melhorar a alimentação da família, vender os produtos nas feiras de fim de semana na cidade. Pois, os alimentos produzidos de forma natural têm muito mais valor comercial do que os produzidos de forma convencional”, disse a mobilizadora.

Para Valdeci Ferreira de Queiroz, o curso foi muito bom, pois aprendeu a fazer uma horta usando poucos recursos financeiros, valorizando o que tem na roça como: esterco para fazer defensivo natural, folhas secas e restos de alimentos para fazer adubos e compostagens. O produtor também conheceu as técnicas corretas de construção de canteiros, produção de mudas, espaçamento de plantio entre mudas, dentre outras.

 

 

Para ler a notícia completa Assine aqui o JN Notícias


Comentários