ÁREA DO ASSINANTE






Atualizado em 17/07/2017

SELO UNICEF: Municípios de Minas Gerais podem se inscrever até o próximo dia 31

Foto:
PORTEIRINHA foi uma das cidades certificadas na última edição

As inscrições para a o Selo Uinicef – Edição 2017-2020 estão abertas. Podem se inscrever 2.278 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira até 31 de julho. Dos 92 municípios do Norte de Minas, apenas quatro estão fora da lista dos que podem: Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício e São Romão. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estimula que os municípios a executarem políticas públicas para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Os documentos para a inscrição podem ser acessados no site www.selounicef.org.br. Nos próximos quatros anos, os municípios inscritos deverão investir em ações para melhorar a oferta e a qualidade de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. Em 2016, 16 municípios mineiros foram certificados pelos avanços em políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes: Águas Vermelhas, Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, Claros dos Poções, Divisa Alegre, Juvenília, Lassance, Montalvânia, Pai Pedro, Patis, Pirapora e Porteirinha.

AÇÕES

Os municípios reconhecidos realizaram mais de 70% das ações previstas na metodologia do Selo Unicef. Nos municípios certificados, a mortalidade infantil caiu 24%. Houve também redução no índice de abandono escolar no ensino fundamental, que caiu 53,5%. Além disso, o acesso ao pré-natal melhorou 8,2%. Para o lançamento da edição deste ano, o ator Lázaro Ramos, embaixador de boa vontade do Unicef, convoca os prefeitos, em vídeo, para aderirem o Selo Unicef.

Trata-se de uma certificação internacional com objetivo de mobilizar a sociedade, poder público e parceiros em reconhecimento aos avanços registrados pela infância e adolescência. “O Unicef capacita os gestores municipais e define os indicadores que ajudarão a monitorar os resultados das ações. Mas esses resultados só aparecem em consequência de um trabalho intersetorial no município”, destaca o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.

QUEM PODE

Podem aderir ao Selo os municípios localizados em nove Estados do Semiárido (Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nos nove Estados que compõem a Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Na edição 2013-2016, o Selo Unicef recebeu 1.745 inscrições de municípios na Amazônia e no Semiárido.

NORTE DE MINAS

Do Norte de Minas, 88 municípios podem se inscrever: Águas Vermelhas, Berizal, Bocaiúva, Bonito de Minas, Botumirim, Brasília de Minas, Buritizeiro, Cachoeira de Pajeú, Campo Azul, Capitão Enéas, Catuti, Chapada Gaúcha, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Cristália, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Engenheiro Navarro, Espinosa, Francisco Dumont, Francisco Sá, Fruta de Leite, Gameleiras, Glaucilândia, Grão-Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Indaiabira, Itacambira, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Japonvar, Jequitaí, Josenópolis, Juramento, Juvenília, Lagoa dos Patos, Lassance, Lontra, Luislândia, Mamonas, Manga, Mata Verde, Matias Cardoso, Mato Verde, Mirabela, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Montes Claros, Montezuma, Ninheira, Nova Porteirinha, Novorizonte, Olhos D'Água, Padre Carvalho, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pintópolis, Pirapora, Ponto Chique, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João das Missões, São João do Pacuí, São João do Paraíso, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Ubaí, Urucuia, Vargem Grande do Rio Pardo, Várzea da Palma, Varzelândia e Verdelândia.

Para ler a notícia completa Assine aqui o JN Notícias


Comentários